Agenda

O II Workshop de Tecnologia de Redes do Ponto de Presença da RNP no Paraná acontecerá nos dias 17 e 18 de setembro de 2015, no Salão Nobre da Universidade Federal do Paraná, que fica localizado no mesmo prédio onde está o PoP-PR.

17 de setembro

Mini curso sobre Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI (ITIL). Information Technology Infrastructure Library (ITIL), é um conjunto de boas práticas para serem aplicadas na infraestrutura, operação e gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (ITSM). O minicurso irá abordar os principais conceitos do ITIL com foco no gerenciamento de serviços.

Horário Atividade
08:00  09:00 Credenciamento
09:00  10:30 Curso ITIL
10:30  11:00 Coffee break
11:00  12:30 Curso ITIL
12:30  14:00 Almoço
14:00  15:30 Curso ITIL
15:30  16:00 Coffee break
16:00  18:00 Curso ITIL

18 de setembro

Horário Título Palestrante
08:00  09:00 Credenciamento Luana PoP-PR
09:00  09:10 Abertura Equipe PoP-PR
09:10 09:40 DNS Anycast com ExaBGP Gustavo – UEPG
09:40 10:10 Tecnologias da Rede Multiserviços da Copel Telecom Joelson – COPEL
10:10 10:30 Wi-Fi como conexão principal Leonardo – Binário
10:30  11:00 Coffee Break
11:00  11:30 Vulnerabilidades Web Nilson – EB
11:30 12:00 Principais incidentes e vulnerabilidades de segurança nas clientes do PoP-PR André – CAIS/RNP
12:00  12:30 Serviços Avançados da RNP GSERV/RNP
12:30 14:00 Almoço
14:00  15:00 Atuação da Inteligência de Estado na Proteção do Conhecimento Sensível Paulo – ABIN
15:00  15:30 Marco Civil da Internet: herói ou vilão? Omar – RNP
15:30  16:00 Coffee Break
16:00 16:20 Segurança e Liberdade aderentes ao Marco Civil da Internet Renato/Teltec
16:20  17:30 Bloco PoP Equipe PoP-PR
17:30  18:00 Encerramento Equipe PoP-PR
18:00  22:00 Evento Social

Palestrantes

Nome: Jean Caminha
Empresa: Escola Superior de Redes (ESR)
Tema do Mini-curso: ITIL
Mini-currículo: Professor do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso. Possui graduação em Engenharia de Computação pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia (2002), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2006) e especialização em Gestão da Inovação pela University of New Mexico (2007). Gerente de projetos certificado pelo Project Management Institute, tem mais de 18 anos de experiência nas áreas de administração, engenharia e informática, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de projetos, inovação em negócios, rede de computadores, computação móvel, segurança da informação, automação e engenharia de TI. Possui certificações ITIL (Gerenciamento de Serviços) e de auditor líder ISO9001 (Qualidade) e ISO27001 (Segurança da Informação).

Nome: Joelson Tadeu Vendramin
Empresa: COPEL
Tema da palestra: Tecnologias da Rede Multiserviços da Copel Telecom
Mini-currículo: Engenheiro eletricista formado pela UTFPR (antigo CEFET-PR) em 1999. Possui mestrado em ciências (área telemática) pela mesma instituição. Atuou como professor, também no CEFET-PR entre 2000 e 2002. Na COPEL, atuou como Analista de Suporte Técnico na Superintendência de Tecnologia da Informação até 2007 e, a partir de então, como Engenheiro de Sistemas de Telecomunicações na atual COPEL Telecomunicações S/A. Trabalha, principalmente, no planejamento do backbone IP/MPLS, redes de acesso MetroEthernet e engenharia de tráfego Internet.

Nome: Luiz Gustavo Barros
Empresa: UEPG
Tema da palestra: DNS Anycast com ExaBGP
Mini-currículo: Graduado em Engenharia de Computação (UEPG) e Tecnologia em Informática (UTFPR), especialista em Redes de Computadores (UTFPR) e Mestre em Computação Aplicada (UEPG). É analista de sistemas da UEPG desde 2008. Atualmente é Gestor de Tecnologia da Informação no Hospital Universitário da UEPG e coordena projetos de TI no âmbito de toda a universidade. Possui certificações Cisco, ITIL, CobIT e ISO 20.000.

Nome: Nilson Sangy
Empresa: Exército Brasileiro
Tema da palestra: Vulnerabilidades Web
Mini-currículo: Sargento do Exército Brasileiro, exercendo a função de Analista de Segurança da Informação. Atua no momento como Perito Forense Computacional na Polícia Científica do Paraná. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UFPR. Possui certificação CHFI - Computer Hacking Forensic Investigator. Conquistou o 1º lugar no Curso de Guerra Cibernética das Forças Armadas em 2013.

Nome: Omar Kaminski
Empresa: RNP
Tema da palestra: Marco Civil da Internet: heroi ou vilão?
Mini-currículo: advogado e consultor especializado em Direito e Tecnologia da Informação, com mais de 15 anos de experiência. É consultor jurídico da RNP, foi membro suplente do CGI.br por três mandatos e foi presidente e diretor de Internet do Instituto Brasileiro de Direito da Informática (IBDI). Responsável pelo site Internet Legal (http://www.internetlegal.com.br) e Observatório do Marco Civil da Internet (http://www.omci.org.br).

Nome: Leonardo Mezzanotti
Empresa: Binário
Tema da palestra: Wi-Fi como conexão principal
Mini-currículo: Engenheiro de pré-vendas do Grupo Binário, amante e especialista em redes sem fio 802.11, com 15 anos de atuação no mercado de tecnologia nas áreas de pré e pós vendas, atuando em projetos de redes com fio e sem fio para aplicações de dados e comunicações unificadas. Já atuou em empresas como Siemens, Polycom e Microsoft.

Nome: Renato Runge
Empresa: Teltec
Tema da palestra: Segurança e Liberdade aderentes ao Marco Civil da Internet.
Mini-currículo: System Engineer da Palo Alto Networks. Executivo com vivência internacional, focado em segurança da informação com mais de 16 anos de experiência na área, alinhando a excelência técnica, expertise em implementação com gestão de negócios e riscos. Responsável por diversos cases de sucesso internacionais com tecnologia líderes de mercado.

Nome: André Ricardo Landim
Empresa: Centro de Atendimentos a Incidentes de Segurança (CAIS)
Tema da palestra: Principais incidentes e vulnerabilidades de segurança nas clientes do PoP-PR
Mini-currículo: Atua há mais de 15 anos em Tecnologia da Informação e há 10 anos especificamente no campo de Segurança da Informação. Tecnólogo em Administração em Redes de Computadores pela Faculdade IBTA, pós-graduado em Segurança da Informação pela mesma instituição e Especialista em Redes pela UNICAMP, tem como foco de atuação segurança de sistemas baseados na plataforma UNIX, análise de malwares, testes de invasão e segurança em infraestrutura. Atualmente é analista de segurança no Centro de Atendimentos a Incidentes de Segurança – CAIS/RNP.

Nome: Paulo Sergio de Assis Teixeira
Empresa: Agência Brasileira de Inteligência (ABIN)
Tema da palestra: Atuação da Inteligência de Estado na Proteção do Conhecimento Sensível
Mini-currículo: É graduado em Engenharia Industrial Elétrica pelo CEFET-MG, mestrado em Gestão de Tecnologia Aeronáutica pela Arizona State University e Curso de Formação em Inteligência pela Escola de Inteligencia, Distrito Federal. Atua como analista de assuntos de contrainteligencia e analista em análise de Risco em infraestruturas críticas da Agencia Brasileira de Inteligência (ABIN), sendo o responsável pelo Programa de Proteção do Conhecimento Sensível - Paraná.

Organização

RNP UFPR


Patrocínio

Aruba Networks Grupo Binário

NetQuattri Teltec